libreplanet-br

Re: [LibrePlanet-BR] Onde foi que erramos, e onde continuamos errando?

From: Thadeu Lima de Souza Cascardo
Subject: Re: [LibrePlanet-BR] Onde foi que erramos, e onde continuamos errando?
Date: Wed, 4 Oct 2017 14:33:18 -0300

On Wed, Oct 04, 2017 at 01:01:43PM -0400, Sergio Durigan Junior wrote:
> Talvez compense parar e perguntar aqui: temos que oferecer algo "melhor"
> em que sentido?  Melhor no sentido de liberdade de software?  Fácil.
> Melhor no sentido de usabilidade?  Não tão fácil (gitlab?  pagure?).
> Melhor no sentido de popularidade?  Bem difícil (gitlab?  mas e pra
> comunicação?).

Pra mim, o resumo da ópera é esse: efeitos de rede. Muita gente usa
github o que leva a mais gente usar o github, e o efeito bola de neve
vai enterrar a gente!

Pra mim, mais do que o fato de não ser uma plataforma proprietária, mas
o fato de ser uma tão impactada pelo efeito de rede é que me faz
evitá-la: porque não quero empoderá-la ainda mais. Mas também significa
que não aproveitamos o que o Cuducos aproveitou: essa massa de
contribuidores.

Como resolver? Integração.

O que mais me incomoda no nosso atual sistema de organização político é
como permitimos situações ganha-perde quase sempre. Um grupo ganha,
outro perde. No caso em questão, ou você está no Telegram ou não
conversa com a gente.

O que o XMPP fez no final do último milênio e agora é feito novamente
pelo Matrix poderia ajudar a conciliar esses dois grupos tão diferentes.
É questionável: 1) se conectar-se ao meio de comunicação como
Github/Telegram não amplia seu efeito de rede também; 2) se usar uma
conta que permita tal integração é moral, já que significa que alguém
terá que cometer o sacrifício de aceitar alguns termos de serviço, etc.

No entanto, ganhamos ao reduzir o grupo excluído. E é esse tipo de
atitude que gostaria de ver mais por aí. Se a minha decisão, neste caso,
por uma plataforma de comunicação, exclui um grupo de pessoas, como
fazer para incluí-los?

Tenho visto em vários canais de IRC pessoas conectadas através de
Telegram e Matrix. Então, neste caso em particular, talvez seja uma
solução plausível.

> No final das contas, o que importa é que você dá importância à liberdade
> de software, e ele não (tanto).

Sei que você usou o "tanto" em parênteses. Mas eu entenderia muito bem o
Cuducos se sentir ofendido por receber tal crítica de que não se importa
com liberdade de software. Acho melhor dizer que ele decidiu fazer
compromissos diferentes dos seus e dos meus e dos Panaggio. Todos
fazemos compromissos diferentes pelas mais diversas razões.

Tenho confiança de que o Cuducos preferiria uma plataforma livre e
distribuída desde que alguns de seus outros requisitos fossem atendidos.
E no caso dele, são requisitos nobres, de permitir que mais pessoas
contribuam pra um projeto importante. Sim, mais pessoas podem contribuir
através dessas plataformas. Algumas pessoas são excluídas, e nós estamos
entre estas pessoas e ficamos muito chateados. Mas, por razões
diferentes das nossas, um número maior de pessoas se sentiria sim
excluído de contribuir.

Pra dar um exemplo, antes do Serenata de Amor, existia o Montanha. Pode
ser que não façam a mesma coisa, mas o Montanha coletava e organizava e
exibia informações de gastos de verba indenizatória de vereadores,
deputados estaduais, federais e senadores. Até onde eu sei, ele não
estava no github. E pode ser por viés de com quem eu estou conectado
agora, mas só ouço falar desse tal Serenata de Amor. Não vi ninguém
comentar sobre o Montanha, ou como ele já fazia boa parte desse
trabalho, e que talvez devessem ter contribuído com o Montanha ao invés
de começar um novo projeto.

Isso significa que algumas decisões (inclusive a escolha de linguagem de
programação) vão sim fazer com que menos pessoas se sintam incluídas em
alguns dos projetos que escolhemos fazer.

Por outro lado, quero que continuemos "errando" em algumas dessas
escolhas, assim como que outros continuem "errando" em suas escolhas,
porque isso significa que o sistema está funcioando: nós ainda podemos
fazer algumas escolhas. Imagina se, de repente, tudo agora tivesse que
ser escrito em JavaScript porque só assim incluiriámos o máximo de
pessoas no projeto.  :-)

Abraços.
Cascardo.