libreplanet-br

Re: [LibrePlanet-BR] Relato

From: Thadeu Lima de Souza Cascardo
Subject: Re: [LibrePlanet-BR] Relato
Date: Mon, 21 Aug 2017 21:30:32 -0300

On Mon, Aug 21, 2017 at 08:39:21PM -0300, address@hidden wrote:
> Sugiro que coloquemos em prática algum método de decisão.

Sou contra métodos de decisão, votos, etc. São centralizadores de poder.
Se um subgrupo quer organizar um evento, ele organiza. Se outro subgrupo
quer subir um servidor de email, ele sobe.

Se alguém fala algo com o qual você discorda, você rebate escrevendo
também.

A única coisa que poderia estar em discussão aqui é o uso do nome
LibrePlanet. Não à toa eu tentei iniciar uma conversa há dois ou três
anos atrás sobre as razões porque as pessoas queriam se associar ao
grupo LibrePlanet. Minha razão era mais pelas pessoas que pelo nome.
Confesso que esta continua sendo a minha razão: me associar a pessoas
com idéias semelhantes e não por um nome qualquer.

> Não há nada de errado em denunciar um intruso.

Considere o PH meu convidado. Se quiser denunciá-lo como "OSIsta", por
favor, faça-o em outro lugar. Se quiser debater amigavelmente com ele
sobre o que ele escreveu nesta lista, por favor, faça-o aqui sem trazer
rancores anteriores e externos. Se vocês quiserem se bicar por aqui, eu
"voto" pela remoção de ambos.

> O que não condiz com os objetivos do LibrePlanet é manter em sua estrutura
> alguém, cujo objetivo é antagonizar o Software Livre.

Estrutura xistrutura. Aqui somos todos iguais.

Talvez não valha muito à pena argumentar com algumas pessoas que
antagonizam o software livre por alguma agenda política própria. Talvez
elas possam mudar de opinião depois de muita conversa.

Mas discordo que o PH tenha tal objetivo.

Eu discordo do posicionamento de diversas pessoas na "comunidade" do
software livre, inclusive você, Anauhac, RMS, Adonay, PH, Sergio, e
todos. Não há como estarmos 100% de acordo em tudo, seja interpretações,
estratégias, dia-a-dia, etc.

Pra dar um exemplo, o Telegram é uma rede movida por servidores
proprietários, assim como a própria Internet. A diferença é que um
utiliza de protocolos e padrões abertos e permitem interoperabilidade
com múltiplas implementações, incluindo implementações livres, enquanto
a outra depende de uma implementação única de um único fabricante e um
único operador. Quem publicamente diz que usa Telegram é antagonista do
Software Livre?

> Estou aqui tomando uma atitude: solicito a remoção do PH desta lista.

Eu "voto" pela manutenção do PH na lista. :-P

Abraços.
Thadeu Cascardo.