Re: [lp-br-sp] Microsoft is releasing "Edge for Android" and it uses Chr

From: Eduardo Klosowski
Subject: Re: [lp-br-sp] Microsoft is releasing "Edge for Android" and it uses Chromium
Date: Fri, 6 Oct 2017 13:22:06 -0300

Boa tarde,

Isso é realmente bem ruim, de vários programas que exibem páginas web dentro do próprio programa, nunca vi usando outra web view que não seja o webkit. Como uso o Firefox ESR do repositório do Debian, volta e meia os sites apresentam algum problema, inclusive sites grandes como a Steam, YouTube e recentemente o Google Drive/Docs, embora que normalmente sejam problemas estéticos e não funcional, desses só o Docs que chegou a apresentar problemas de funcionamento.

Já ouvi uma vez que o Chrome é o novo IE, justamente por ter muita coisa que só funciona nele, e pelo que vejo é por implementar muita coisa que ainda não é um padrão publicado, e talvez nem como draft.

O que eu gosto da Mozilla, ou pelo menos do que o pessoal comenta nas palestras, é que eles tentam manter a web aberta. Da forma que está, a web está se encaminhando muito para funcionar apenas no webkit/blink, não importando mais o padrão publicado. A Mozilla tentou entrar no mercado de celulares justamente por causa disso, e que muitos aplicativos são páginas web disfarçadas, uma pena que não deu certo. Sem contar que em um celular você não acessa mais uma página web, você tem um aplicativo específico para acessar uma única página (em muitos casos, quando o app não é nativo). A web está deixando de funcionar em cima de um navegador genérico.

Embora isso não seja realmente software livre, ataca justamente os padrões abertos, e é esses padrões que nós permite utilizar/desenvolver softwares livres que interagem com os demais, e se não tiver opções livres, somos forçados a usar algo privativo. Mas infelizmente não sejo o que posso fazer para ajudar em alguma solução.

Eduardo

Blog: https://eduardoklosowski.wordpress.com/
GitLab: https://gitlab.com/u/eduardoklosowski/
GitHub: https://github.com/eduardoklosowski/