Re: [lp-br-sp] Software Freedom Day Campinas

From: Juliana Rodrigues
Subject: Re: [lp-br-sp] Software Freedom Day Campinas
Date: Tue, 12 Sep 2017 14:14:20 +0000

On 11/09/17 06:41 PM, Sergio Durigan Junior wrote:

> [...]
> Infelizmente parece que o jeito vai ser fazer um encontro de pessoas que
> se interessam por SL.  Nem sei se parece uma boa idéia ficar convidando
> galera pra um evento que vai ser feito totalmente às pressas; isso acaba
> passando uma imagem de despreparo que não é muito legal pra comunidade.
> IMHO.
>
> Uma coisa que acho legal esclarecer: eu acho legal a idéia de se reunir
> num bar/restaurante pra conversar, e acho massa convidar gente pra isso!
> Meu comentário acima foi mais a respeito de convidar pessoas pra "um
> evento", porque isso cria uma expectativa.

Eu acho que dada a falta de envolvimento de outras pessoas, o LHC
provavelmente não ser uma opção e o grande potencial de aparecer quase
ninguém (ou talvez, como disse no canal, só eu e a Juliana), acho que
organizar um almoço seria a melhor opção.

Alguém contra fazer um almoço entre 12 e 15 no Papai Salim? Sugiro esse
horário pra não começar cedo demais e diminuir a quantidade de pessoas
poderiam ir. Sugiro o lugar por saber que não é caro e atende a públicos
com diversas restrições alimentares. E porque já fizemos librebares lá.

> Foi mal, mas não vi muito sentido nessa crítica :-).  Cada pessoa tem
> seu tempo de descobrir as coisas, sua vida, etc.  Não sei se adianta
> muito tentar "ensinar a viver" ;-).

Só a fiz porque existe uma tendência muito forte das pessoas da Unicamp
puxarem sardinha pra Unicamp, e se importarem demais com a Unicamp e
arredores. E a crítica é mais à Unicamp que aos próprios alunos.
"Aprender a viver" é parte da passagem por uma universidade, e a
universidade tem um papel importantíssimo nisso. IMHO a Unicamp falha
muito nisso. Mas como é um assunto lateral, vou deixar pra lá.

> Mas aproveito pra deixar algo que pensei outro dia.  Em 2013 a gente fez
> o SFD na UNICAMP e eu acho que foi be massa!  Sei que a nossa meta
> sempre é atingir o maior número de pessoas e tal, mas se só der pra
> fazer evento na UNICAMP, que seja!  O importante é reunir pessoas,
> conversar, etc.  E numa dessas fulano conhece beltrano, que tem contatos
> fora de Barão, e aí as coisas vão se ajeitando.

No futuro, não vejo porque não. Pra agora, acho totalmente impossível.
Eu esperava chegar segunda com uma passo além do que estávamos na sexta,
mas estávamos na mesma. E de ontem pra hoje, só tivemos más notícias e
bikeshedding. Então agora estou no modo "desperate times, desperate
measures".

Podemos fechar questão nesse almoço no Papai Salim (ou fazer as devidas
alterações) até hoje a tarde, lá pras 15? Assim temos algum tempo para
espalhar o convite para LivreCamp, GPSL, LP-BR-SP e demais grupos que
quiserem convidar. E eu posso gerar um dudle pra estimar os
participantes e fazer a reserva do local. E com isso o resto da semana
fica só pra divulgação. Que já é pouco tempo.

Pessoal, dado o tom dessa conversa, não acredito que uma reunião
seja realmente benéfica pro grupo que estou envolvida.

O LivreCamp, mesmo com alguns meses de vida, já conseguiu fazer
evento com vários outros grupos. Eventos todos com um objetivo em
comum: dar acesso à informação de uma maneira fácil e descomplicada,
sendo software livre um meio.

Assim que o grupo começou, entrei em contato com os outros grupos de
SL da região que eu conhecia, pois acredito que a união faz a força.

Fui a - menos do que gostaria - encontros do pessoal do sancaLUG
fomos à Criptorave com o Encripta, conhecemos vários projetos de SL
brasileiros que planejamos reunir em breve. Temos eventos planejados
até o próximo semestre do ano que vem.

O trabalho é longo e cansativo, mas está sendo feito.
Um passo de cada vez.

Dentro de todos esses contextos, sempre foi eu quem representou o
grupo - provavelmente por ter sido eu quem fundou e por ter mais
ímpeto nesse assunto. Mas sempre com os interesses do grupo na
frente dos meus.

Nesse momento, acredito estar colocando os meus interesses na frente
dos interesses do grupo. Manter contato com o LP-SP sempre foi uma
escolha pessoal minha por acreditar que o LP tem muito com o que
contribuir conosco. No entanto, mesmo a união sendo importante, apoio
não é o que eu estou tirando daqui.

Dito isso, quero deixar claro que não estou mais respondendo pelo
LivreCamp nessa lista. Se querem fazer um evento e convidar os
outros grupos, recomendo mandarem um convite formal na lista
do LivreCamp e deixar o grupo decidir se vale ou não participar.

E insisto que não precisamos deixar de chamar de SFD. É um encontro, mas
ainda faz parte do SFD. Estaremos celebrando o dia do software livre de
toda forma. Longe da ideal, mas é o que eu consegui propor pra fazer com
o tempo que eu tinha.

--
Ricardo Panaggio