Re: [lp-br-sp] [libreceita] Declara e novas interfaces amigáveis

From: Thadeu Lima de Souza Cascardo
Subject: Re: [lp-br-sp] [libreceita] Declara e novas interfaces amigáveis
Date: Sat, 14 Jan 2017 15:03:38 -0200

On Sat, Jan 14, 2017 at 02:41:28PM -0200, Gabriel Krisman Bertazi wrote:
> [...]
>
> Antecipando a declaração desse ano, também  peguei o declara para dar uma
> estudada essa semana.
>
> Aproveitei e comecei um handbook  explicando como gerar a declaração e a
> documentar alguns comandos. Assim que tiver algo mais apresentável te
> encaminho o patch. Também  tenho um pequeno fix para um segfault para mandar.
>
> Sobre a documentação, eu estava pensando em fazer inlined no código e gerar
> com alguma ferramenta (comecei usando o formato do sphinx, que permite
> exportar para diversos formatos, inclusive um html bastante amigável. O que

Dê uma olhada no comando help e nos arquivos no diretório help/. A idéia
era usar textos em um formato bem "plano" mesmo. Sem dúvida, uma
documentação com hipertexto é bem-vinda, mas o usuário de DEC VT-100
deve ser coberto também.  :-P

Sobre o sphinx, sempre associei à reStructuredText, readthedocs e
github. Na guerra de formatos, eu uso mais Markdown, ainda preciso
encontrar mais módulos que lidem com rst. Li agora mais sobre o
readthedocs e não é uma iniciativa do github, pelo contrário, é mantido
por uma comunidade e integra com outros repositórios. É só que muitos
documentos apresentam um link para "edite no github".

Me preocupa a infra-estrutura necessária para gerar os documentos. Se
puder tornar opcional a geração dos documentos, melhor. Não gostaria de
nenhuma nova dependência em runtime pra interface de texto, incluindo o
help. O desafio aqui seria não duplicar documentação por causa de
múltiplos formatos e ainda ter disponível a documentação em texto pro
comando help.

Tem alguma sugestão nesse caso? Mostramos em rst mesmo pro usuário?

Cascardo.