Re: [lp-br-sp] Libre EOMA68 Computing Devices

From: Lucas Castro
Subject: Re: [lp-br-sp] Libre EOMA68 Computing Devices
Date: Thu, 11 Aug 2016 10:49:09 -0300

On 11-08-2016 10:38, Adonay Felipe Nogueira wrote:
> Nota: Respondeste em privado para mim. Se está foi tua intenção, então
> não há problema, mas saiba que a lista de discussão não verá nossa
> conversa. Caso tenhas feito isto por engano, tenha certa de "responder
> para todos" ou "responder para a lista/grupo" usando teu cliente de
> e-mail.
Não foi minha intensão, era pra ter clicado em responder pra lista,
descuido meu.

> Foi exatamente o que falei: O Raspberry Pi não funciona apenas com
> software livre, é necessário software não livre para poder usá-lo.
>
> Sobre o Jon "maddog" Hall e o projeto Cauã: Há muito tempo atrás, quando
> avaliei o projeto, fui informado de que ele estava usando o RPi. Agora,
> qual placa eles estão usando no projeto deles? Tens alguma referência
> para sustentar tais pontos?
Sim, no inicio ele avaliou usar o RPi, mas por alguns problemas técnicos
decidiu melhor não. Na palestra do latinoware do ano passado ele fala um
pouco disso. Mas na verdade eu nem sei a que pé está projeto.

> Por último, é importante notar o estado caótico dos computadores de
> placa única, onde nenhum deles vem **apenas com** software livre por
> padrão (isto é similar aos computadores em geral vendidos por ai, que
> raramente vem **apenas com** software livre por padrão, geralmente vindo
> com Windows, macOS, Ubuntu, Android, CyanogenMod, OpenWRT, Fedora, ou
> qualquer distribuição de sistema não avaliada como livre).
Sim, é muito preocupante a que rumo a industria dos dispositivos estão
querendo levar as coisas. Ainda mais que estão querendo transformar os
celulares em computadores móveis.
E onde notas que os celulares está cada vez mais acorrentado.