Re: [lp-br-sp] Revisão de texto para palestra sobre Liberdade de Softwa

From: Adriano Rafael Gomes
Subject: Re: [lp-br-sp] Revisão de texto para palestra sobre Liberdade de Software
Date: Wed, 10 Aug 2016 21:33:52 -0300

On Wed, Aug 10, 2016 at 03:16:28PM -0300, Adonay Felipe Nogueira wrote:

Adonay, obrigado pela revisão.

> [...]
> senão
>       exiba "Errou!"
>
> Ou poderíamos simplesmente remover estes exemplos de código e mencionar
> que "caso a sociedade encontre alguma falha, ou queira fazer algum
> aprimoramento, no programa, ela pode tanto estudar o programa e fazer
> isso por conta própria, ou contratar uma pessoa que já saiba como fazer
> isso", colocando uma ponte na liberdade 2 que menciona a possibilidade
> de geração de emprego através da possibilidade de contratar pessoas para
> fazer estas modificações (caso não tenhas entendido, leia o próximo

A proposta desta palestra é mostrar de forma intercalada a filosofia e
a escrita com execução ao vivo de um programa de computador. Não sei se
é uma boa forma de apresentação, vou testá-la no SFD. Grande parte do
público será de estudantes de cursos de computação que contemplam
programação de computadores.

No ano passado já fiz [1]outra tentativa, mas sem código. Talvez eu
possa atualizar esta apresentação com as tuas sugestões abaixo.
[1]http://www.arg.eti.br/blog/pages/palestras.html#introducao_a_filosofia_do_movimento_software_livre

Como quero executar, é importante que o código seja numa linguagem de
programação real. Gostei da tua sugestão de pseudocódigo, talvez eu
adicione pseudocódigo ao lado do código em python, para atender quem
não conhece python e leia o texto em outro momento.

> [...]

> e *provavelmente* perfis de cores para impressoras), e além disso,
> entende que a os dados não-[funcionais/práticos] devem entregar pelo
> menos a metade essencial da liberdade 2 (neste caso seria: compartilhar
> cópias não modificadas), salvo nos casos de inclusão em distribuições de
> sistemas livres, onde ao menos a liberdade 2 como um todo deve ser
> garantida. Esta é a diferença entre "software livre" e "cultura livre",
> onde o último adéqua as liberdades essenciais para dados
> não-[funcionais/práticos], incluindo a exigência dos arquivos-fonte.

Acho que eu poderia comentar sobre esses 2 pontos na parte final da
apresentação. Só tenho que me manter dentro do tempo disponível de 45
minutos.

Muito obrigado pelas contribuições.