Re: [lp-br-sp] Ajuda Software Livre! (pen drive bootável)

From: Raniere Silva
Subject: Re: [lp-br-sp] Ajuda Software Livre! (pen drive bootável)
Date: Mon, 16 Nov 2015 09:58:17 -0200

Olá Luis,

> Eu gostaria de ter uma versão do linux na USB. Essa versão deverá ter boas
> IDEs configuradas e com debugger. (netbeans, codeblocks, etc).
>
> O objetivo é padronizar o ambiente de desenvolvimentos nos cursos de
> programação. Alguns alunos usam os desktops dos laboratórios mas a maioria
> vem com notebooks.
>
> Os alunos seriam "obrigados" a usar linux.
>
> A realidade minha e de outros professores da FT são alunos usando windows,
> resistentes a migrar o SO. Usam DevC. Não sabem configurar IDES nem
> debuggers.

Minha sugestão como instrutor de programação:
force os alunos a fazer suas tarefas nas nuvens.
Justificativas:

1.  Suportar Windows 7, 8 e 10 é um trabalho infernal.
2.  Manter um ambiente uniforme nas nuvens é muito mais fácil que manter
    pendrives (os alunos esquecem pendrives, pendrives dão problema,
    problema com hardware, problema com UEFI, ...).
3.  Máquinas virtuais são uma droga. Compartilhar um diretório com a máquina
    virtual não é muito fácil, sincronizar é outra coisa chata, ...
4.  Os alunos são super confortáveis com coisas onlines.

Você pode tentar utilizar o Jupyter Notebook (antigo IPython Notebook),
http://jupyter.org/ , que possui suporte à C++,
https://github.com/minrk/clingkernel .
Talvez o nbgrader lhe interesse: https://github.com/jupyter/nbgrader .

Minha sugestão como defensor de software livre:

1.  Utilizar uma linguagem que tenha um melhor suporte no Windows.
    E.g. Python ou R.
2.  Tratar cada caso individualmente.
3.  Ter paciência.

Abraços,