[lp-br-sp] Chromebook Series 5 500 com libreboot/coreboot sem blobs? Out

From: Ricardo Panaggio
Subject: [lp-br-sp] Chromebook Series 5 500 com libreboot/coreboot sem blobs? Outras opções?
Date: Wed, 7 Oct 2015 23:07:59 -0300

Olá,

Estou à caça de um computador leve, barato e que seja tão compatível com
meus ideais quanto possível, para poder carregar comigo mais
tranquilamente. Estão rolando muitos assaltos aqui perto de casa, e por
causa do meu trabalho atual, tenho que viajar para o Rio uma vez a cada
dois meses, e a empresa fica num dos lugares mais perigosos do centro.
No primeiro dia lá, por pouco não fui esfaqueado. Por conta disso, estou
cada vez mais com medo de tirar meu note de casa. Ele nem é tão caro,
mas se for para perder algo, prefiro perder algo mais fácil de repor.
Além disso, meu note é um tijolo, e um note mais leve ia comprometer bem
menos minhas costas. Desempenho não é algo tão importante aqui. Ser
leve, barato e em especial tão livre quanto possível são realmente os
pontos chave. Se 100% livre for possível, melhor.

Eu encontrei por esses dias um Chromebook Series 5 500 por um preço que
parece aceitável por esse hardware (~R$900; me corrijam se não for
aceitável, por favor), levando em consideração apenas os aspectos
técnicos que não tangem a liberdade.

Se eu pesquisei e entendi direito, libreboot não rolaria, ele tem chip
Intel com várias das porcarias que a Intel desenvolveu para ferrar com a
liberdade do usuário nos últimos tempos. Mas talvez fosse possível usar
coreboot sem os blobs (o que já é bastante coisa, melhor que meu note
atual, apesar de não ser ideal). Alguém tem/conhece alguém que tenha
esse Chromebook e sabe se rola deixar os blobs de fora?

Além disso, alguém sabe onde consigo algum dos ThinkPads que são
compatíveis com libreboot? Eu não quero um note sem procedência, então
uma empresa vendendo lotes antigos de notes ou um dono de um note desses
querendo se desfazer seria o ideal. No ML eu achei alguns, e não
consegui procedência de nenhum dos que perguntei sobre, apesar de não
ter perguntado em todos, claro. E definitivamente não quero incentivar a
comercialização de derivados de furtos, roubos e afins.

Se alguém souber de um note desses em outro país, serve também. Pode ser
que algum amigo esteja passando por lá, e eu talvez consiga trazer sem
maiores problemas. Não é garantia, mas quem sabe dá certo. Como não acho
por aqui, estou disposto a tentar me virar de achar em outro lugar.

Qualquer ajuda aqui é bem vinda. Muito obrigado desde já,

--
Ricardo Panaggio

Sumido. Explico e me desculpo no próximo e-mail.