Re: [lp-br-sp] Modelos de negócios baseados em Software Livre

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Modelos de negócios baseados em Software Livre
Date: Wed, 15 Jul 2015 19:34:12 -0400

On Wednesday, July 15 2015, Tiago Rocha wrote:

> O assunto ressurgiu pra mim recentemente.
> Eu tinha lido um artigo de mau gosto (para dizer o mínimo) na
> ComputerWord, que acabou sendo compartilhado no BR-(GNU/)Linux e eu
> também acabei lendo uma meia dúzia de comentários tolos. Por isso hoje
> acabei tão instigado a discutir o assunto.

TFA:

<http://computerworld.com.br/por-que-o-modelo-de-negocios-de-fornecedores-open-source-falha>

> Quando eu penso em Software Livre me vêm logo a cabeça a prestação de
> serviços, como por exemplo, suporte técnico, consultoria, treinamento,
> personalização de um SL e etc. Mas o que mais há?

Isso que você citou já dá um baita modelo de negócios, pra ser sincero!

Não estou com muito tempo agora, mas queria só adicionar um outro ponto
que considero parte desse modelo de negócios, e que está ficando mais e
mais importante ultimamente: a oferta de computadores (notebooks
principalmente) que tenham o máximo de compatibilidade com Software
Livre.  De início, penso em:

- ThinkPenguin (que vende uma máquina super parruda, quase 100%
  compatível com SL -- apenas com BIOS/microcode proprietário); o bom é
  que você está financiando diretamente a ThinkPenguin, que faz um
  trabalho super bacana nessa área;

- Gluglug (que vende Thinkpads refurbished com libreboot instalado,
  teoricamente 100% compatíveis com SL -- não sei a questão de
  microcode, a Intel é uma praga nisso); é um computador mais livre, mas
  você acaba financiando a IBM indiretamente, que não joga muito bem no
  campo do SL...

Não entre na armadilha daquele "Librem", aquilo foi mais jogada de
marketing, o computador tem um monte de coisas proprietárias.

Enfim, é isso.  Depois penso e respondo melhor.

Falou,

GPG key ID: 237A 54B1 0287 28BF 00EF  31F4 D0EB 7628 65FC 5E36
Please send encrypted e-mail if possible
http://sergiodj.net/