Re: [lp-br-sp] Curso de GNU/Linux para os alunos ingressantes da Unicamp

From: Raniere Silva
Subject: Re: [lp-br-sp] Curso de GNU/Linux para os alunos ingressantes da Unicamp 2015 - Cheatsheet
Date: Sun, 22 Feb 2015 22:15:41 -0300

Eu fiquei com preguiça de escrever minhas sugestões no canal
e não vi problema em deixar outras pessoas
que só acompanham a lista ficarem sabendo.

O motivo é exatamente o que o Sergio escreveu:

> O Raniere pode explicar melhor, mas acho que o motivo é que é um comando
> "avançado".  Eu tendo a concordar com isso...
>
> Nesse exemplo que você deu (de gravar imagens ISO), o usuário precisa
> ser root (ouch!), e ele precisa especificar o device onde a imagem vai
> ser gravada (ouch!!).  Nessa hora, um /dev/sda ao invés de /dev/sdb pode
> ferrar com tudo.

Como tem espaço, acho que vale a pena criar uma seção chamada
"Instalando GNU/Linux no seu pendrive".

1.  Conecte seu pendrive
2.  Localize o dispositivo:

        $ dmesg | tail

    é o /dev/sdX.
3.  Copie sua imagem

        $ sudo dd if=/path/to/gnu/linux/image of=/dev/sdX

> Você quis dizer toda a seção de Quick Tips?  Se sim, beleza, apesar de
> que eu acho que precisa ficar no final porque algumas coisas discutidas
> lá, como man pages, devem vir antes.

Acho que APENAS o  TAB deveria vir no início para os alunos
tomarem conhecimento o mais cedo possível.

As demais dicas e warnings acho que deveriam vir logo após o respective commando
para evitar problemas como, por exemplo, utilizar rm e depois procurar pela
lixeira.

Raniere