Re: [lp-br-sp] Sessão de cinema Blender

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Sessão de cinema Blender
Date: Fri, 11 Apr 2014 21:50:59 -0300

On Friday, April 11 2014, Thadeu Lima de Souza Cascardo wrote:

> Ola address@hidden

Yo.

> Lendo o novo post sobre a campanha [1] do MebiaGoblin [2], vi o novo
> projeto [3] da Blender Foundation [4].
>
> O post [5] do Ton Roosendaal explicando porque o projeto Gooseberry é
> importante, me motivou a escrever este e-mail e propor uma forma de
> ajudar a campanha.

Legal :-).

> A idéia principal é simples, a execução e os detalhes podem ser tão
> complicados quanto quisermos: fazer uma sessão com os vários curtas
> livres produzidos com Blender ou pela Blender Foundation, divulgando
> o projeto, o trabalho, a fundação, a campanha, cobrando uma módica
> quantia (5 reais ou quem quiser, pode dar mais), e doando esta grana
> pro projeto Gooseberry.

Parece bacana.  Eu não vi os curtas, não sei o quão interessantes eles
seriam pro público leigo, mas certamente é algo que atrai atenção.

> Os detalhes/complicações seriam:
>
> 1) Onde exibir e com qual equipamento (tão difícil quanto quão sofisticado
> queremos ser);

O CACo (Centro Acadêmico da Computação) realiza(va?) o CineCACo, que era
mais ou menos isso aí que você tá propondo; a diferença é que eram
filmes que tinham passado no cinema e tal.  Nunca me envolvi com essa
iniciativa, mas acho que o Krisman ou o Ivan devem saber melhor onde
eles passavam esses filmes, e aí nós podemos já usar a infra existente.

> 2a) Download dos vídeos (fácil);
> 2b) e legendas (difícil, nem todos os filmes têm legenda em português
> disponível);

Eu não manjo absolutamente nada de vídeos e tal, mas posso traduzir os
curtas e passar as strings pra alguém criar as legendas.

> 3) Divulgação (podemos fazer várias sessões e ampliar o alcance pouco a
> pouco);

Como eu disse acima, o CACo já fazia isso, então podemos pedir pra eles
divulgarem pra computação inteira.  Já é um começo.

> 4) Fazer uma rápida apresentação antes do início da sessão (médio);

Por que isso seria "nível médio"?  Ou o "médio" foi sobre outra coisa?

> 5) Recolher o caixa e fazer a doação. A dificuldade aqui pode ser a
> exigência de transparência e comprovação por parte dos doadores, e
> como fazer a conversão do câmbio com a mesma transparência.

*Acho* que a gente dá conta de fazer isso de uma maneira transparente de
modo "tranquilo".  Aliás, o que daria pra fazer é o seguinte: se tiver
internet na sala de exibição (provável), já podemos fazer a doação ao
vivo, pra todos verem.  Acho que até daria um "tchã" a mais :-).

> Como local, eu poderia sugerir alguma sala na Unicamp que ofereça projetor
> e som, e usar o notebook de alguém mesmo. Não sei qual seria a política da
> Unicamp em relação à cobrança. Uma alternativa é deixar a contribuição ser
> voluntária, com a sugestão de 5 reais.

Bom ponto.  Inicialmente eu não vejo problemas se for doação, mas IANAL.
O que daria problema IMO seria vender algo dentro das salas (mesmo que
fosse também pra "doação").  Mas receber doações diretamente, ainda mais
se rolar o esquema de "doação ao vivo" que eu falei acima, acho que
seria bem de boa.

> Entre os vídeos para exibição:
>
> http://www.elephantsdream.org/
> http://www.bigbuckbunny.org/
> http://sintel.org/
> http://tearsofsteel.org/

Depois dou uma olhada e digo o que acho.  Mas achei a idéia muito legal,
pode contar comigo pra organizar isso :-).