Re: [lp-br-sp] Apresentação sobre SL na conpec

From: Martin Ichilevici de Oliveira
Subject: Re: [lp-br-sp] Apresentação sobre SL na conpec
Date: Wed, 2 Apr 2014 18:37:50 -0300

> On Wednesday, April 02 2014, edson duarte wrote:
>

> Não tô com muito tempo pra escrever agora, mas também acho difícil ter
> uma analogia pra cada uma das 4 liberdades :-P.  Aliás, sempre achei que
> elas fossem auto-explicativas no caso de você ser da computação (que,
> acredito, vai ser o seu público-alvo).  Pra quem não é da computação e
> não sabe o que é código-fonte, fica um pouco mais complicado de
> falar mesmo...  De início, eu acho que daria o famoso exemplo das
> receitas de comida, etc.  Mas não sei se seria tão impactante.

Tem uma frase que ouvi recentemente que gostei bastante, de Richard
Gabriel e Ron Goldman [1], e que acho que tem bem esse efeito
impactante.

"The effect of ownership imperatives has caused there to be no body of
software as literature. It is as if all writers had their own private
companies and only people in the Melville company could read
"Moby-Dick" and only those in Hemingway's could read "The Sun Also
Rises." Can you imagine developing a rich literature under these
circumstances? Under such conditions, there could be neither a
curriculum in literature nor a way of teaching writing. And we expect
people to learn to program in this exact context?"

O porém é que ao contrário do caso da receita de comida, que se parece
mais com SL, essa citação tem uma conotação muito mais forte de OS.
Mas será que não é possível encaixar o SL de alguma forma aí?

[1] http://www.dreamsongs.com/MobSoftware.html