Re: [lp-br-sp] software livre em empresa júnior

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] software livre em empresa júnior
Date: Mon, 21 Oct 2013 01:33:21 -0200

On Saturday, October 19 2013, edson duarte wrote:

> olá!

E aí?

> eu sou membro da conpec, empresa júnior (ej) dos cursos de computação da
> unicamp, e agora seria um momento interessante de criar um projeto para o
> próximo ano e, por isso, ando pensando em como alinhar a ej com os ideais
> de software livre mas eu tenho encontrado dificuldades em achar uma ideia
> interessante porque os membros da ej possuem pouco conhecimento de
> programação, de versionamento e gerenciamento de código e, principalmente,
> das filosofias por trás do software livre.

Antes de mais nada, minhas opiniões são baseadas na pouca experiência
que tive na CONPEC há vários anos atrás, e por conversas com bixos sobre
a CONPEC atual.

Primeiro, parabéns pela iniciativa!  É sempre legal ver alguém tentando
levar o SL a áreas novas e/ou diferentes :-).  Mas...

Confesso que quando penso na CONPEC, a primeira palavra que me vem à
cabeça é "gerente".  Eles sempre possuíram (e, pelo que ouvi do Krisman,
ainda possuem) um viés muito mais gerencial do que computeiro.
Inclusive, eu nunca entendi como uma empresa júnior de computação *não*
tem programadores, só gerentes!  Parece empresa júnior de administração
de empresas...

Dito isso, e do pouco que eu lembro do pessoal que costumava tocar a
empresa, eu acho que você vai encontrar uma resistência feroz a SL (ou
mesmo OS) aí dentro.  Como você mesmo disse, a galera não possui
conhecimentos "computeirísticos", e em geral está mais preocupada em
"gerenciar" coisas, o que fatalmente me leva a pensar que estão mais
preocupados com o paperwork do que com filosofias ou metodologias de
desenvolvimento.

Mas posso estar redondamente enganado, e se for o caso, desde já me
desculpo pela visão errada :-).

> por isso, eu comecei a pensar na graduação como um todo para que a ej
> contratasse os programadores freelancers para programar software livre nos
> projetos, mas o problema nesse caso é que a ej faz muitos sites e projetos
> de gestão muito específicos e eu não sei unir isso com software livre...

Pensando alto, alguns jeitos de se fazer isso:

1) Usar somente ferramentas livres pra desenvolver os projetos.
Eventualmente passar a contribuir com essas ferramentas de algum modo;

2) Educar os clientes a respeito do que é Software Livre, quais licenças
livres são indicadas, por que o projeto do cliente deveria ser livre;

3) Educar os próprios desenvolvedores/freelancers a respeito do Software
Livre;

4) Treinar os desenvolvedores/freelancers para darem suporte a
determinados Softwares Livres, e vender esse suporte.  Por exemplo, se
existe um software livre XYZ que pode ser usado por algumas empresas pra
realizar gestão, e se a CONPEC já tem experiência em desenvolver
softwares de gestão, então poderia haver um estudo pra que alguns devs
aprendessem mais sobre o software livre XYZ, de modo a oferecer suporte
a ele caso alguma empresa o esteja utilizando;

5) Efetivamente participar do desenvolvimento de algum Software Livre,
em nome da CONPEC (diretamente relacionado ao ponto 4);

6) Efetivamente desenvolver algum software livre que possa ser
utilizado por clientes, oferencendo o suporte a ele (i.e., o serviço
vendido é o suporte, e não o software).

> então gostaria de saber o que vocês pensam sobre isso e se teriam alguma
> ideia e/ou sugestão de como levar o software livre para a empresa júnior.

Não sei se as sugestões acima são factíveis ou não, mas podem ser um bom
ponto de partida pra uma discussão a respeito do tema.  Também não
conheço a realidade da CONPEC, mas acho que algumas sugestões não
dependem de (muitos) recursos financeiros, e daria pra implementá-las
mais facilmente numa empresa júnior.

No fundo, sua pergunta tangencia um ponto bastante discutido, que é
"como ganhar dinheiro com SL?".  Que dá, dá.  O problema é o grau de
comprometimento que as pessoas/empresas estão dispostas a ter.

--
Sergio