www-pt-br-general

Re: [www-pt-br-general] Sugestão de armazenamento temporário de vídeo n

From: Adonay Felipe Nogueira
Subject: Re: [www-pt-br-general] Sugestão de armazenamento temporário de vídeo na Internet
Date: Sat, 15 Apr 2017 10:43:29 -0300

Oi Fontenelle! :)

Eu não sei exatamente qual o critério para o armazenamento, mas eu
sugiro duas possilibilidades:

- Um fornecedor de serviço de compartilhamento de arquivos via OwnCloud,
  Nextcloud (C minúsculo) ou GNU MediaGoblin. Ao menos no caso dos
  /software/, ambos estão no Free Software Directory, o que nos diz que
  o JavaScript do /software/ é livre, mesmo que o LibreJS diga que não
  --- assumindo que o fornecedor do serviço não modificou os /scripts/
  entregues ao usuário.

- Teu próprio servidor temporário para aqueles do item anterior, ou para
  um /site/ simples servido via GNU Serveez ou GNU Artanis, por
  exemplo. O problema deste aqui é realmente encontrar uma forma
  amigável das pessoas encontrarei teu servidor na Internet, mas mesmo
  assim, isso não é impossível.

Sei que o GNU Serveez é mais simples. Estou pretendendo testar o GNU
Artanis futuramente.

Exemplo de configuração do GNU Serveez (deve ser colocado na raiz do servidor):

# Início
(define-port! 'adfeno-site-port '((proto . tcp)
                                  ;; Mude a chave `port' caso queiras outra
porta.
                                  (port . 8080)
                                  ;; Mude `ipaddr' caso queiras limitar qual
endereço da tua própria máquina deve ser usado.
                                  (ipaddr . *)
                                  ;; Para cada visitante, aceite apenas uma
entrada/conexão por vez.
                                  (connect-frequency . 1)))

;;; A maioria destas chaves é autoexplicativa.
(define-server! 'http-server '((admin . "address@hidden")
                               (host . "adfeno.mooo.com")
                               (indexfile . "index.html")
                               ;; Raiz do site.
                               (docs . ".")
                               ;; De onde devemos pegar a lista de tipos de
arquivos reconhecidos pelo próprio hóspede do site?
                               (type-file . "/etc/mime.types")
                               ;; Se não puder identificar o tipo do arquivo
atual, qual deve ser o padrão?
                               (default-type . "text/plain")))

(bind-server! 'adfeno-site-port 'http-server)
# Fim

Note que 'http-server e 'adfeno-site-port são apenas exemplos, podes ter
'http-server1 'http-server2, até mesmo 30 destes, com qualquer nome (não
precisa ser "http-server"), podes também ter várias portas (com qualquer
nome, não apenas [Algo e "-port"], e ainda também podes misturar
diferentes servidores em uma mesma porta (perigoso em alguns casos! Mas
útil para /firewalls/ tolos/limitados).

Depois, faça:

$ cd "[Local raiz do servidor]"
$ nohup serveez -d -l "serveez.txt" < "/dev/null" > "/dev/null" &

Isso vai deixar o servidor em segundo plano, sem te atrapalhar mais, ele vai
colocar o relatório dele em "serveez.txt" e "http-access.log", ambos na raiz do
servidor.

Agora coloque um arquivo "index.html" na raiz do /site/, tenha certeza que este
arquivo esteja com codificação e linguagem correta, inclusive em HTML (o GNU
Serveez não é capaz de adivinhar isso). Nesse arquivo HTML, coloque um /link/
que aponte para uma pasta que esteja dentro da raiz do /site/, algo como:

# Início
<!DOCTYPE html>
      <head>
      </head>
        <h1>Página do adfeno</h1>
        <nav>
                <ul>
                        <li>
compartilhando</a>
                        </li>
                </ul>
        </nav>
# Fim

Essa página vai mostrar uma opção para acessar a pasta "pub", essa pasta pode
ser simplesmente uma ligação simbólica para outra que você já tenha (isso
economiza espaço), o que pode ser criado com algo como:

$ ln -s "../../../Público" "pub"

Assumindo que estejamos em na raiz do /site/, que fica em
"/home/adfeno/Projetos/Sites/adfeno.mooo.com", e nossa pasta pública fica em
"/home/adfeno/Público" (como acontece pelo menos quando instalamos o Trisquel).

Pronto! Nosso servidor está pronto, e ainda com o benefício da velocidade do
GNU Guile Scheme:
[[https://www.gnu.org/software/serveez/manual/html_node/HTTP-Server.html#HTTP-Server]].
 :)

- Informações sobre GNU Serveez: [[https://www.gnu.org/software/serveez/]].

- Informações sobre GNU Artanis: [[https://www.gnu.org/software/artanis/]].

Ambos já podem ser instalados em qualquer distribuição de sistema GNU+Linux
(livre ou não), via GNU Guix: [[https://www.gnu.org/software/guix/]].

--
- [[https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno]]
- Palestrante e consultor sobre /software/ livre (não confundir com