www-pt-br-general

[www-pt-br-general] [Fwd: Re: [lp-br-sp] Chamada para palestrantes na S

From: Adonay Felipe Nogueira
Subject: [www-pt-br-general] [Fwd: Re: [lp-br-sp] Chamada para palestrantes na Série de Seminários sobre Software Livre]
Date: Thu, 18 Aug 2016 11:55:51 -0300

Estou encaminhando uma mensagem em anexo que pode interessar os
ativistas do software livre.

Respeitosamente, Adonay.
--
Brasileiro, ativista do software livre (oficialmente desde 2015).

Eu não me responsabilizo caso não consigamos abrir os arquivos que
enviamos uns aos outros. O principal responsável é **quase sempre** o
dono/proprietário do programa **que você usa**.

* Portfólio:
<https://cloud.openmailbox.org/index.php/s/amGwGbmpSX6cSth?path=%2FPortf
%C3%B3lio>
* Para saber quais redes sociais e sites eu uso, dentre outras formas de
entrarm em contato comigo, baixe meu cartão de visita virtual (vCard)
**com frequência**:
<https://cloud.openmailbox.org/index.php/s/amGwGbmpSX6cSth/download?path=%2F&files=adfeno.vcf>
        * Caso não encontre a rede social que você usa, isto significa que eu
desconheço ela ou que ela obriga a sociedade a usar programas de
computador não livres.
* Explore e compartilhe tudo o que estou compartilhando:
<https://cloud.openmailbox.org/index.php/s/amGwGbmpSX6cSth?path=%2F>

--- Begin Message --- Subject: Re: [lp-br-sp] Chamada para palestrantes na Série de Seminários sobre Software Livre Date: Thu, 18 Aug 2016 11:12:49 -0300
Notem que, não uso o Google Groups por causa do JavaScript não livre,
por isso, não estou inscrito na lista gpsl-unicamp. As inscritos na
gpsl-unicamp, por favor, respondam para a lista libreplanet-br-sp
também.

Eu não sei se ainda posso me inscrever para os seminários, mas gostaria
de participar à distância, como não sou "profissional" em nenhuma área
(apesar de estar **bacharelando** em administração organizacional),
estou pensando em fazer uma palestra mais introdutória.

Posso palestrar sobre:

* Diferenças entre "código-fonte aberto", e "software livre". Tem
relação com a palestra sugerida pelo cascardo (de nome "Porque escolher
a GPL para seu software!", cuja a qual sugeri corrigir o nome para
"Porque escolher a GPL 3 'ou posterior' para seu software!").

* Não precisamos criar analogias para nos fazer entender.

* Sejamos teimosos, inclusive na faculdade.

* Porque a palavra "pirataria" deve ser esquecida. Avaliando problemas
morais e éticos.

* "Propriedade intelectual", uma miragem sedutora.

* Os visitantes de sites merecem JavaScript livre.

* Estabelecendo prioridades, e a diferença entre "software livre" e
"cultura livre".

Eu aceito participar à distância via Mumble (apenas por voz), Ring (voz
e vídeo), por um servidor de Icecast, ou por um servidor de WebRTC
(desde que o JavaScript seja livre, como no caso do site
<https://palava.tv/>).

O site Palava.tv é o único que sabemos que fornece serviço de WebRTC com
JavaScript livre, como se observa em
<https://directory.fsf.org/wiki/Palava>, em
<https://directory.fsf.org/wiki/PalavaPortal>, e em
<https://www.fsf.org/blogs/community/a-preliminary-analysis-of-high-priority-projects-feedback>).

Adendo: Gostaria que nos organizemos de modo a requerer que a Google
liberte seu JavaScript usado no Google Groups, ou que deixemos tal
serviço e usemos outro, podemos usar a wiki do LibrePlanet.org para nos
organizar e colocar o GPSL da Unicamp lá, e pedir uma lista de discussão
aos administradores do LibrePlanet.org também (eu pessoalmente gostaria
que os ativistas e grupos do Brasil todo usasse somente uma lista de
discussão, e inclusive, é o que estamos tentando fazer com o grupo
lp-br-sp, o qual estamos tentando migrar para libreplanet-br, com uma
nova lista de discussão).

Respeitosamente, Adonay.