libreplanet-br

[LibrePlanet-BR] E-readers respeitosos: onde estamos?

From: Ricardo Panaggio
Subject: [LibrePlanet-BR] E-readers respeitosos: onde estamos?
Date: Mon, 11 Sep 2017 10:41:36 -0300

Faz muito tmepo que estou por fora do estado da arte no hacking de
e-readers, e principalmente se já aparecer algum.

Eu tenho um kindle primeira geração que ganhei de presente. Leio nele
com tudo desabilitado (3g, wi-fi, e tudo mais que poderia me rastrear),
e até onde consigo ver não tem muito o que fazer além disso. Então estou
rodando software proprietário sem ter muita opção de software livre pra
ele :(

Estou me preparando pra Black Friday, e tenho duas pessoas muito
queridas pra mim para as quais eu queria presentear com um e-reader.

Uma lia muito, mas o trabalho atual requer que ela carregue muito peso
com ela o tempo todo, e mesmo ficando às vezes horas parada, quando
poderia ler, pra não carregar mais peso, acaba deixando livros pra trás.
Um e-reader leve seria uma ótima opção.

A outra é uma adolescente que odeia ler, e ama passar horas no celular
(nenhuma novidade). Parece que consegui fazer um hack nesse processo:
disse que se ela lesse no celular uns 10 livros, ganharia um e-reader. E
parece que está funcionando.

Então queria saber dos mais informados: qual o estado da arte em
e-readers respeitosos? Já temos algum que rode 100% software livre?
(Numa situação dessas eu me livraria do meu o compraria um novo pra mim
também). Em caso de negativa, quais os menos proprietário, e tão
importante quanto, não rastreadores? Li relatos que o kindle que tenho
com tudo desligado não fala com a nave mãe, e isso pra mim já é um
alívio. Não sendo assim eu já teria descartado.

Não deixei os livros de papel de lado. Só adicionei um novo elemento na
minha leitura, que tem me permitido ler livros que jamais leria (ao
menos, não na forma que estou lendo, em sua língua original, na edição
específica que quero), graças também ao Library Genesis[0].

(E não, não deixei o SFD de lado. Escrevi esse enquanto estava tomando
café. Agora vou atrás de advogados e depois volto no tempo que tiver
hoje com força total no SFD.)

[0]: http://libgen.io

--
Ricardo Panaggio