Re: [lp-br-sp] "Libre" Phone

From: Ricardo Panaggio
Subject: Re: [lp-br-sp] "Libre" Phone
Date: Thu, 31 Aug 2017 10:49:15 -0300

On 30/08/17 12:24 PM, Raniere Silva wrote:
> No espírito dos últimos e-mails, eu achei que gostariam de ler
> https://oliversilva.net/2017/08/30/how-i-do-my-networking-mobile/.
Estou no processo de fazer algo parecido com o meu Red Mi 2 Pro (como já
conversamos em pvt inúmeras vezes), mas ainda não consegui root dele.
Comprei ele porque a empresa prometia facilitar o root, mas pelo menos
comigo estão dificultando e muito. Já me arrependi da compra, e da
próxima vez vou comprar um que eu tenha feito root antes mesmo de comprar.

O que esse cara não diz, que é a parte triste da história, é que ele
roda tanto software livre ali quanto eu rodo no meu Nexus S antigo:
Linage, MicroG, bootloader, ... mas o firmware proprietário continua lá
(no meu caso menos graças ao Replicant). Os projetos mais importantes no
universo de computadores de bolso IMO são aqueles que procuram fazer
engenharia reversa dos firmware, como o Replicant e outros menos
conhecidos. O Cascardo talvez conheça algum relacionado à iniciativa do
Debian de rodar nesse tipo de computador.

Rodar Linage, MicroG e afins hoje em dia está fácil. Difícil está se
livrar dos blobs. E isso vai continuar por muito tempo. Minha pressão
com o pessoal da FairPhone eu fiz, mas sem sucesso. Precisamos de mais
pressão em outras frentes, para ver se conseguimos um fabricante que
seja que force que não haja blobs, ou então realmente começar a fazer
engenharia reversa loucamente, e aumentar a quantidade de aparelhos que
o Replicant e projetos afins suportam.

Outro problema aqui é que os projetos não se conversam AFAIK. O pessoal
do Replicant troca fichas com o pessoal do Debian? Não sei, mas nunca li
nada a respeito dessas conversas. Torço pra que seja ignorância minha.
Mas é triste saber que tem muita gente tentando carregar o fardo inteiro
sozinho nas costas, quando principalmente dentro da nossa comunidade, a
gente deveria estar compartilhando o fardo tanto quanto possível.

--
Ricardo Panaggio